Circuito Cross Country XC de Favelas. As feras da Elite: Do asfalto ao Morro RJ 07-05-11

Esporte, Integração e Responsabilidade Social.
No dia 07 de maio as maiores feras do Mountain Bike Brasileiro irão encarar um Circuito Cross Country, com largada da Praça Saens Peña, na Cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
Subida do Morro do Turano às 8 horas da manhã.
Turano – Salgueiro
• 01 de Maio – Prova de Estréia
Turano e Salgueiro

Prova com grande visibilidade no bairro e trechos de mata atlântica.
VÍDEO - Curta Metragem (Com menos emoção)
VÍDEO - Longa Metragem (Com mais emoção)
Os circuitos

Tudo que têm acontecido nas favelas nos últimos tempos traz um conjunto de simbologias na cabeça dos cariocas, sobretudo dos mais velhos. Por isso o Circuito XC de Favelas traz uma nova: levaremos o morador do asfalto para o alto do morro.
As largadas serão fora das comunidades por dois motivos, primeiro pelo espaço para acomodar a aglomeração de ciclistas juntos e segundo para o morador do asfalto ver e saber que hoje a favela é local de lazer.
PREMIAÇÃO

As provas
Serão quatro etapas em 2011 em oito comunidades e cinco bairros. As atividades acontecerão de sexta a domingo, seguindo um calendário padrão para todas as etapas.
1. Sexta feira – Seletiva da Comunidade
2. Sábado – Eliminatória Geral
3. Domingo – Final

Etapas de alto nível esportivo, homologada pela Federação de Ciclismo do Estado e Confederação Brasileira de Ciclismo.
• 07 de Maio – Prova de Estréia
Turano e Salgueiro
• 07 de Setembro – 1ª Etapa
Providência e Morro da Conceição
• 15 de Novembro - 2ª Etapa
Borel e Chácara do Céu
• 11 de Dezembro - Final
Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão
CICLISMO CROSS COUNTRY – MONTAIN BIKE
Nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, as corridas de ciclismo têm provas individuais e por equipes. Nos Jogos Olímpicos, o esporte é dividido em quatro modalidades: pista, estrada, mountain bike e BMX.

Na categoria mountain bike há apenas um tipo de prova, o cross-country.
A modalidade Cross-country tornou-se Esporte olímpico nas olimpíadas de 1996 e foi à única modalidade de montain bike olímpica em Atlanta.

Nas 18 disputas do ciclismo dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze.
O novo Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro vive um momento de redescoberta, de reencontro com sua história, com sua vocação turística e cultural. As favelas, berço do samba, do funk e de muitas manifestações culturais que moldam a identidade do carioca e do brasileiro, estão pacificadas.

O Cenário perfeito

Os morros cariocas, que sempre impuseram dificuldades para sua dominação, são íngremes, acidentados e estão repletos de becos, vielas e ruas que desafiam a habilidade, o reflexo e a força do ciclista. Algumas comunidades têm áreas de mata atlântica com trilhas e percursos inusitados.
As comunidades na competição
O Circuito XC de Favelas entra para estabelecer uma conexão dos jovens do morro com o ciclismo competitivo. A cada etapa a organização descobrirá, através de seletiva feita na favela, um jovens da categoria juvenil.

Ao ser selecionado ele participará de treinamento e acompanhamento através da Federação de Ciclismo do Rio de Janeiro, com bicicletas para treino e competição, equipamentos de proteção, vestuário e auxílio financeiro por um ano. Também participarão de todo o calendário de MTB da Fecierj com transporte e inscrições pagas.
As Etapas
Mais informações no site http://circuitodefavelas.com./
Comentários
Postar um comentário