Entrevista com Nino Schurter: "Poder Mental é Rei"
Nino Schurter (SCOTT-Odlo MTB Racing Team) e o seu parceiro Phil Buys proporcionaram o cenário perfeito: o final de uma das provas mais importantes do calendário nacional, o Campeão do Mundo e o seu companheiro sul-africano, escoltaram Matthys Beukes e Gert Heyns (SCOTT Factory Racing) à sua primeira vitória na última etapa do ABSA Cape Epic. Quatro riders SCOTT, três deles sul-africanos, deram ao seu público e ao "Tour de France do Mountain Bike", um emocionante numa multidão espetacular. Falamos com o atleta suiço, Nino Schurter, sobre como foi a experiência desta semana incrível e memorável.
Uma semana de impressões épicas - qual foi a sua melhor experiência?
A nossa vitória na etapa final foi um verdadeiro destaque para mim - diferente, mas definitivamente carregada de emoção. Acompanhar e puxar os meus parceiros nesta que é chamada "Champs Elysée do MTB" foi um momento forte e uma experiência de vida. A multidão foi incrível e a semana toda foi uma verdadeira aventura. A melhor experiência para mim acaba por ser uma que deveria ser sentida mais vezes pelos atletas de MTB. Nunca desistir, acreditar em si mesmo - no final recebemos a recompensa. O nosso sucesso é o exemplo perfeito disso. …e a pior?
Meu parceiro sofreu bastante em alguns momentos - Tive de empurrar muito ele nas primeiras etapas. Mas todos experienciamos altos e baixos durante uma prova tão dura como esta. Sempre tem a parte fraca de uma equipe de dois, precisamos ter uma base mental muito sólida e saber aceitar algumas derrotas. Podia ter andado mais depressa... ou não. É algo que tem de aprender a aceitar.
Quais foram os teus momentos-chave nesta corrida?
Que lições pode extrair um Campeão do Mundo de uma prova destas?
Nunca desistir. Há sempre luz ao fundo do túnel. O Cape Epic é uma prova incrivelmente longa. Tudo pode acontecer e certamente acontece. Se não tivéssemos problemas de freios na etapa 2, teríamos terminado no pódio com certeza. Mas é a força mental que nos fez ganhar no final. Foi o que aprendi durante essa prova e que vou levar as minhas corridas futuras.
Quais são os benefícios de ter uma excelente relação com o parceiro?
O Phi colocou em cima de si muita pressão, especialmente no início. Como não cumpriu suas expectativas nos estágios iniciais, ele ficou para baixo um pouco. Mas ele é um atleta fenomenal, e rapidamente recuperou e aguentou a pressão, sentimos que tudo seria possível. Você tem que ter preparo físico, com certeza, mas sem dúvida, o poder mental é rei. Nenhuma outra corrida comprova esta máxima do que o Cape Epic. Assim que a dupla percebe isso se torna imparável.
O que te surpreendeu mais na semana que passou na África do Sul?
Corrida por etapas vs prova de XCO: como vais mudar para o modo "XCO" agora?
Não senti que andei no limite na semana do Cape Epic, o que é muito bom! Mas vai ser um desafio mudar do treino longo e de baixa pressão, para o oposto. Depois de 3 dias de folga, vou treinar pequenos intervalos e sprints para ficar pronto para a Taça do Mundo #1 em Pietermaritzburg.
Publicado por: Scott Sports
(http://www.scott-sports.com/pt/pt/news/bike/Interview_with_Nino_Schurter/)
(http://www.scott-sports.com/pt/pt/news/bike/Interview_with_Nino_Schurter/)
Comentários
Postar um comentário